quarta-feira, 4 de agosto de 2010

FALANDO EM CHÁ


No penúltimo post do Casal Frenético, você conferiu o desabafo da Germana sobre a desinformação do chá dos noivos. Então pensamos que este é um tema tão polêmico, que resolvemos compartilhar algumas informações publicamente acessíveis.

Originalmente surgiu o Chá de Cozinha, também conhecido como Chá de Panela e praticado em muitas culturas, como uma forma de conseguir um dote para as noivas mais pobres. Naquela época, uma mulher sem dotes, não conseguiria um noivo. Os amigos se reuniam com a noiva e conseguiam uma enxurrada de dinheiro e mercadorias. Daí o nome, “Bridal Shower” como é conhecido nos EUA (Bridal - relativo à noiva e Shower - enxurrada). Dessa forma, transformavam essa moça, em uma pessoa apta a ser escolhida por um bom pretendente. Cruzes, que lenda horrível! Mas enfim, o Chá de Panela serve para ajudar os noivos que ainda moram com os pais, como é o caso da Germana e Henrique, a comporem os inúmeros apetrechos que compõem uma cozinha.

O Chá de Cozinha é uma festa na qual participam apenas mulheres. No dia do Chá fazem brincadeiras, distribuem presentes, escutam música, montam uma bela mesa de comes e bebes e se divertem muito. Aparentemente, era para parecer algo bem bacana, mas todas as mulheres que estão lendo este post já participaram de algum desses chás pelo menos uma vez, e sabem que não é tãaao legal assim! Quem organiza é alguém próximo da noiva, como uma amiga, prima ou mãe.

A partir do Chá de Cozinha, surgiu uma versão masculina, para aqueles homens que ficavam enciumados quando as mulheres se reuniam em um programa que eles não podem participar. Foi aí que surgiu o Chá Bar, em que o noivo reúne amigos para receber todo aquele estoque para constituir o bar da casa: bebidas variadas, copos variados, abridores de garrafas e porta-copo, e por aí vai. É uma forma de o homem poder se gabar e dizer que as atenções referentes ao casamento não são direcionados apenas a noiva!!!

Como muitos de vocês sabem, não são todos que casam hoje em dia. Para estes que saem da casa dos pais e enfrentam as mesmas dificuldades dos noivos para montar uma casa, foi criado o Chá de Casa Nova. Como não é necessário ser um casal ou se casar para constituir um novo lar, a pessoa equipa toda sua casa nesta ocasião. Afinal, não basta ser amigo, tem que participar!

Como a tradição é predominante! Atualmente, ninguém fica só no chá nestas confraternizações. Me recordo de um chá em que a noiva tomou alguns shotes de tequila!!! Mas ok, vamos fingir que é um evento light, e vamos manter o nome Chá da Germana e do Henrique. A incumbida desta celebração foi uma madrinha, que está compartilhando suas peripécias com as demais madrinhas e amigas da Germana. Até a última semana, nenhuma fonte se pronunciou para prover informações sobre o chá. Então, a persuasiva noiva Germana resolveu que o chá dos noivos seria realizado no salão de festas da sua casa, com o objetivo de reunir amigas e amigos, familiares do noivo e da noiva para fazer esta celebração em conjunto! Ninguém fica de fora, somos muito justos! =)

Há algumas semanas estamos montando nossa lista do Chá, mas foi bem difícil, pois chegamos a abrir listas em três lugares diferentes até chegar à decisão final. O fato é que nenhuma das lojas possui variedade e beleza em um mesmo lugar. Então distribuiremos nossos itens na Camicado e na Tok & Stok. Porém, o trabalho é tão árduo que as listas ainda não estão prontas, mas encontram-se na reta final. Mas não se preocupe - até o momento do disparo do convite para o Chá dos noivos, as listas já estarão prontas! E por falar em convites, alguém sabe nos informar quando eles ficam prontos?